Manifesto

bn-home

Você tem a impressão de que o mundo está mudando em um ritmo acelerado? Você está certo. O mundo está em um outro ritmo.

Com a internet, a informação está mais disponível. Com o chamado “Open Source”, o acesso à tecnologia está se viabilizando. Mesmo que você não saiba o que é Software de Código Aberto (Open Source) ou ainda Software Livre (Free Software/GMU GPL), certamente já ouviu falar em nomes como Linux, StarOffice, Adobe Acrobat Reader, GIMP e outros programas de computador, de desenvolvimento conjunto e, principalmente de uso gratuito.

O modelo de negócios da Farol do Forte é trazer essa liberdade, e o mundo de possibilidades que se abre com ela, para que autores e leitores possam se encontrar com mais facilidade. Se, por um lado, o autor pode trabalhar com opções gratuitas (para editar textos, imagens, áudio e vídeo), de outro, o leitor poderá acessar o resultado deste trabalho pela internet.

Nosso objetivo não é ser o meio. É ser a própria finalidade. É onde encerra um trabalho e começa um relacionamento intenso do leitor com o conteúdo.

Trabalhamos com ética, responsabilidade e respeito. Assim, da mesma forma que o autor tem seus direitos autorais garantidos em todo o processo, o leitor também tem assegurado o direito de receber um produto de qualidade, seja ele digital ou físico.

Os livros da Farol do Forte, em sua maioria, são impressos sob demanda, aliando tecnologia digital e arte gráfica. O consumo de papel – reciclado na maioria dos casos – é consciente e praticamente não há desperdício no processo. Na maioria de nossas publicações, o acabamento inclui encadernação em capa dura, garantindo maior durabilidade, permitindo que mais pessoas possam reutilizar a publicação, para desenvolverem seus conhecimentos e habilidades.

Assim, com acesso pelo formato eletrônico ou pela maior circulação dos volumes impressos, mais pessoas podem ter acesso à informação contida no livro sem que novos volumes tornem-se físicos.
É este círculo de idéias que está sendo colocado à sua disposição neste projeto. Experimente!

Este é o manifesto Farol do Forte pela liberdade de expressão,
pela difusão da cultura e pela responsabilidade ambiental.